As provas antes de lá chegar

O calendário de 2016 tinha marcadas duas singelas provas ultra antes do UTAT. Para desespero – mas já não surpresa – do meu marido, o calendário vai tendo sempre uns ajustes.

Em Janeiro fiz o Trail Centro Vincentino. Lições: é possível fazer muitos quilómetros com um pé torcido; as mãos e os pés gelados não são de somenos importância na corrida; o Alentejo não é uma planície.

No início de Abril encurtei a prova do Inatel Piódão Ultra Trail (esta história terá direito a uma entrada própria). Por esse motivo, irei daqui a 4 dias ao Ultra Trail de S. Mamede. No UTSM tenho objectivos muito simples: reconquistar a confiança abalada no Piódão; testar a corrida nocturna; testar um ritmo rolante, visto que tenho ido sempre a provas mais técnicas. Vamos ver como corre, tenho treinado bem e sinto-me confiante.

Em Junho é tempo de ir ao Ultra Trail Serra da Freita. Já sei que esta será uma prova mais dura, conto que seja um bom ensaio geral para Marrocos. Vou apanhar muito calor e já me avisaram que não devo esperar facilidades no percurso. Idealmente, gostaria de testar uma distância um pouco mais longa – pode ser que me perca e o meu desejo se realize.

Resta ver se em Julho, Agosto e Setembro ainda haverá tempo e pernas para alguma coisa. Escolhi estas provas porque são as que me “apetecem” e estão convenientemente espaçadas. As provas são uma óptima maneira de fazer treinos longos. Em cada uma há aprendizagens importantes. Não é a mesma coisa fazer 5 horas em treino e 5 horas em prova. Ambas as vertentes são fundamentais para ganhar experiência. Preciso muito de aprender a contrariar os “apetecimentos” momentâneos em prol do objectivo maior. Mas isso fica para outro dia.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s