Marcha atrás

Ganhando experiência percebo mais a importância do descanso. Descansar é um esforço para pessoas muito activas. Mas depois de várias semanas de aumento de treino o que, no meu caso, significa acordar ainda mais cedo, o corpo está inflamado, as defesas em risco de quebrar, o sono é mais que muito e os polissílabos evaporam-se-me da cabeça. As semanas de abrandamento que antecedem uma prova não servem só para descansar, na verdade estamos a dar um passo atrás de balanço, a fortalecer corpo e alma.

Gosto de pensar no período de tapering como aquela altura em que acabámos de subir as escadas de acesso ao escorrega mais alto do parque aquático. Se tudo correr bem, não estamos a tirirar de frio e com os fundilhos do fato-de-banho todos esgaçados, basta esperar pela nossa vez para nos atirarmos dali abaixo. Nestes dias corro pouco e trato-me com gentileza. Durmo muito. Como bem. Besunto-me. Só não pinto as unhas porque depois o verniz pode não condizer com o outfit da prova e isso desconcentra-me. Isso e a música demasiado alta que põem na partida das provas. Porquê, organizações?

Uma coisa é aquilo que gosto de fazer, outra é o que acontece de facto. O Zach Miller queixa-se neste vídeo que os períodos de tapering dele nunca são de descanso a sério porque tem de lavar muita louça à mão. Eu tenho máquina mas isso não me impediu de carregar com os dezanove quilos de filho ao colo hoje, a correr à chuva durante dois quilómetros. Portanto, eis a versão verídica dos dias pré-prova: descansar e distrair-me o possível para não stressar demasiado com o papão das lesões, do mau tempo e de todos os outros factores incontroláveis.

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